ANÁLISE COMPARATIVA DOS PERSONAGENS PROTAGONISTAS NAS OBRAS “MEMÓRIA DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS” E “ ALVES & CIA”
Escola DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS
AMANDA ALVES PEREIRA
SANDRA RIBEIRO BRAZ LUNARDON
ANALISE COMPARATIVA DOS PERSONAGENS PROTAGONISTAS NAS OBRAS “MEMÓRIA DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS” E “ ALVES & CIA”
Artigo Apresentado à Disciplina Projeto Integrador II do Curso de Letras Portugues da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como requisito parcial à obtenção da nota semestral.
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Franz
CURITIBA
2013
ANÁLISE COMPARATIVA DOS PERSONAGENS PROTAGONISTAS NAS OBRAS “MEMÓRIA DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS” E “ ALVES & CIA”
Autor: Amanda Alves Pereira1
Sandra Ribeiro Braz Lunardon2
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Franz3 RESUMO
As sociedades brasileira e portuguesa são distintas em seus costumes e isso reflete nas obras literárias, através das atitudes tomadas pelos personagens. Podemos fazer essa distinção pela análise de obras como o romance de Manuel Antonio de Almeida, Memórias de um Sargento de Milicias; e a obra de Eça de Queirós, Alves & Cia. Nesse artigo pretende-se explorar a questão do caráter dos personagens protagonistas, observando o retrato das ideias da sociedade. Para isso foi analisado as atitudes e ações dos personagens, através de um quadro comparativo das ações realizadas pelos dois personagens protagonistas: Leonardo do romance Memorias de um Sargento de Milicias e Godofredo de Alves & Cia.
Palavras-chave: Sociedade. Caráter. Ações dos personagens.
1. Introdução
A sociedade brasileira e portuguesa possuem diferentes costumes, ideias, opiniões e conceitos. Pode-se perceber essa diferença através da leitura e analise de obras literárias, observando as atitudes dos personganes.
Neste artigo a obra escolhida para realizar essa comparação e analise são as obras Memórias de um Sargento de Milicias, que é um romance já em transição para o realismo, produzida por Manuel Antonio de