A ÉTICA PROFISSIONAL NO EXERCÍCIO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL
Particularmente, é sempre fácil tentar medir o valor em um momento determinado da historia individual ou coletiva. A medida permite adequar à procura de felicidade própria, que não será integral se não se harmonizar, com todos. Assim, a prática do bem é a felicidade e como ela deve ser praticada, o ato ideal e consciente.
Em um âmbito empresarial, diariamente aparecem nos jornais e televisão notícias sobre atos contra a ética, envolvendo as empresas, seus gestores e seus funcionários. O curioso é que ao mesmo tempo nos últimos anos aumentou o número de escolas que introduziram cursos de ética em seus currículos. Muitas organizações discutem comportamento ético, elaboram códigos de conduta ou de ética e dão testemunhos dos valores essenciais de suas empresas.
Diversos livros exploram os dilemas éticos enfrentados pelos gestores, os princípios básicos que orientam a tomada de decisões éticas e a necessidade de unir estratégia competitiva e raciocínio ético. Entretanto, ainda parece haver dúvidas sobre quais valores éticos os "líderes" devem seguir e como esses valores podem ser transmitidos a seus funcionários. O que é certo é a necessidade de os gestores serem éticos e dignos de confiança.
Os funcionários esperam que seus patrões ideais sejam honestos, avançados, inspiradores, competentes e apoiadores. Os "líderes" mais admirados têm princípios elevados, valores claros e fortes. Otimistas e esperançosos. Demonstram sua crença no valor próprio dos outros. É essencial haver diálogos contínuos, permanecendo em contato com os seus