A ética no mundo atual
Resumo
A ausência de conduta ética adequada (nos diferentes setores da sociedade) é considerada como causa de grande maioria dos problemas existentes tanto na ordem econômica quanto na ordem social a seguir:
Na família – começando pela ética do casal, onde os direitos são iguais, porém diferentes. Homens com seus direitos e deveres e mulheres com direitos e seus afazeres domésticos. Com a maior valorização da mulher no mercado de trabalho passa a ser considerada de valor igual ao homem. A celular Máter da sociedade, a família tem estrutura dependente de exemplos dos mais velhos para constituir uma base conceitual para os mais novos, como por exemplo a idéia de liberdade, que vem se modificando com o tempo. É necessário que tanto a mãe quanto o pai, independente de cargo e respeitando suas estruturas passam transmitir amor, segurança, confiança e proteção.
Na educação – a responsabilidade da formação do homem não cabe somente ao Estado, mas também a sua família. É necessário haver uma boa estrutura familiar para que o indivíduo possa ter uma educação gratificante cabendo este apenas a sua família. A FAMÍLIA TAMBÉM É UMA INSTITUIÇÃO e sua existência é fundamental para a sobrevivência do homem contanto que haja ética familiar.
Nos meios de comunicação – há nos meios muita mentira, muito desrespeito, sensacionalismo barato na tentativa de ganhar credibilidade e por conseqüência disto ganhar IBOPE. Tudo gira entorno de agressões, linguagens desnecessárias e grosseiras. A ética deve voltar a imperar nos meios de comunicação sem gerar censura, mas agindo de forma com que a sociedade passe a prestigiá-la da forma correta, sem medo do que pode ver nos jornais.
Na indústria e comércio – é necessário maior ética neste meio, é diretamente proporcional o aumento de produção como o aumento no número de empregos. Até aí tudo bem. Mas proporcionalmente