A M Sica Popular Como Mediador Social
Resumo:
Ao apresentar este artigo busca-se estabelecer uma compreensão sobre as questões morais e éticas, elencando a relação entre si, mas desmitificando-as como um único sentido. Salientando a sua importância no convívio social, a partir de uma consciência crítica de cada indivíduo, propondo ao próximo exercer sua individualidade desde que o mesmo não prejudique ou agrida os que o rodeiam, m para que esta mantendo a sua integridade, mas que ao mesmo tempo seja capaz de inovar contribuindo para a evolução da sociedade para que esta tenha ações mais dignas em relação aos seres que a compõe.
Palavras- chaves: Música. Cultura Popular.
1 INTRODUÇÃO
A música sempre esteve associada às tradições e às culturas de cada época, com o desenvolvimento tecnológico aplicado as comunicações vêm modificando de forma significativa as aparências musicais espalhadas em todas as sociedades devido à possibilidade de uma escrita simultânea das diversas produções mundiais pelos meios midiáticos, tais como, cinema, rádio, televisão, publicidade, grandes campanhas de marketing e etc.
2 A Música na Educação e o Enfoque Histórico
Entretanto, se uma proposta de ensino oferece a música como parte integrante de seu currículo, tendo abrangência da diversidade cultural, este precisa oportunizar espaço para o aluno trazer música para a sala de aula, acolhendo-a, contextualizando-a e permitindo acesso as obras que ofereça aprendizagens significativas para o seu desenvolvimento pessoal em atividades de apreciação e produção de hipóteses sobre o lugar de cada obra no patrimônio musical, aprimorando sua condição da avaliação à qualidade das próprias produções e dos outros. Percebe-se que a música tem um grande caráter educativo, sendo um recurso motivador no processo de ensino-aprendizagem. Pois, o indivíduo desde a sua concepção está envolvido com a música de alguma maneira, segundo BEBER (p.16, 2009), “A música está presente em todas as culturas, nas