A.l 1.2
Data de Realização: 18-02-2014
Data de Entrega: 6-03-2014
Aula em que se efectuou a actividade: Aula de laboratório
Trabalho elaborado pelo Grupo:
Objectivos:
O objectivo desta actividade é a obtenção de um Sal Complexo (síntese de sulfato de cobre (II) monohidratado) mediante o uso da amónia como matéria-prima, assim como o aperfeiçoamento de algumas técnicas já aprendidas anteriormente. Como a aplicação de técnicas tais como a filtração a pressão reduzida. A realização de cálculos estequiométricos que nos permitissem calcular reagentes limitantes, massas entre coisas necessárias a síntese deste sal também foram aplicações que desejaríamos melhorar. A experiência teve ainda como objectivo o respectivo cálculo do rendimento da reacção de síntese. Como último objectivo, ambicionávamos contactar com novas substâncias e materiais de laboratório, conhecer as regras para o seu correcto manuseamento e constatar a sua utilidade.
Introdução Teórica
Uma reacção de síntese é uma reacção química em que duas substâncias reagem entre si para originar uma ou mais novas substâncias, contemplando a Lei de Conservação das Massas. Estas reacções são também conhecidas como reacções de composição. Neste tipo de reacção um único composto é obtido a partir de dois compostos, obedecendo a uma relação do tipo aA + bB→ xX . Nesta actividade, ocorre uma reacção de síntese parcial, ou seja, os reagentes são substâncias elementares e compostas, ou apenas substâncias compostas. Exemplo: a Síntese do Sulfato de Tetraminocobre (II) mono-hidratado. Cu SO (aq) + 4 NH (aq) à [Cu(NH ] SO . H O (aq)
Com base nas reacções de síntese executam-se sínteses de compostos orgânicos, obtendo a formação de sais. Se estes ao longo da reacção se combinarem com moléculas de água designam-se “ hidratados” . Relativamente a um