A.I. Mod5

3888 palavras 16 páginas
Escola Profissional António do Lago Cerqueira
Curso Profissional de Técnico de Multimédia

Vitor Carvalho Nº17
Vitor Marinho Nº16

Modulo 5

Amarante, Outubro de 2013

A génese do conhecimento humano e o mito de Prometeu

As primeiras formas de vida apareceram na Terra há mais de 3000 milhões de anos. Com efeito, foi a partir de pequenos seres microscópios que se iniciou o processo de transformação, que a parti da articulação entre seres vivos deu origem ao Homem e aos outros animais, tal como hoje os conhecemos.
O Homem é portanto produto de um lento processo de transformação, não sendo, no entanto, um animal como os outros, quanto mais não seja porque, desde que existe tem transformado profundamente a Terra.

O mito de Prometeu O mito é uma história sagrada, que conta como algo começou a ser – o tempo fabuloso das “origens”. Pode contar como surgiu a terra, como apareceu o primeiro homem … Prometeu, cujo nome significa «previdente», era um dos muitos descendentes dos Titãs. Tinha três irmãos, o Atlas que foi condenado por Zeus e o castigo foi conservar-se de pé e carregar nos ombros a abóbada celeste e, o outro, mais conhecido era Epimeteu. «Prometeu, após destemperar um pouco da terra com água, formou o homem a semelhança dos deuses; e enquanto os outros animais têm a cabeça voltada para o chão, somente o homem ergue a cabeça para o céu» (Ovídio) Contudo, existem variantes na história de Prometeu. Nos poemas de Hesíodo, Prometeu roubou o fogo divino de Zeus para dá-lo aos homens, que assim puderam evoluir e distinguir-se dos outros animais. Zeus, como castigo, ordenou que fosse acorrentado a um rochedo no cimo do monte Cáucaso, onde todos os dias uma águia ia comer-lhe o fígado, mas, sendo Prometeu imortal, voltava a regenerar-se. A duração desta punição estava prevista para 30000 anos. No entanto, o suplício de Prometeu terminou, pois este foi libertado por Hércules. Esta história foi teatralizada pela

Relacionados