CONCILIAÇÃO BANCÁRIA
O termo conciliação bancária pode parecer algo estranho à primeira vista ou totalmente desconhecido, principalmente se você não tem muita intimidade com terminologias da área financeira. Mas a verdade é que é muito mais simples do que o próprio nome sugere.
Toda empresa realiza transações financeiras no seu dia a dia como pagamentos, recebimentos, transferências, investimentos, entre outros, e dependendo do volume destas transações os saldos bancários demonstrados pela contabilidade da empresa podem não refletir com exatidão a sua posição financeira no período.
A conciliação bancária é a atividade de comparar, harmonizar ou combinar os extratos bancários com os controles internos (planilhas, relatórios, etc.) da empresa com o intuito de manter os saldos bancários registrados contabilmente refletindo com exatidão os valores disponíveis nas contas.
Conciliações Bancárias: A Importância Da Verificação Diária
A conciliação bancária é de suma importância para a saúde financeira de uma empresa, pois através dos saldos bancários demonstrados pelacontabilidade os administradores tomarão decisões estratégicas para o negócio.
A conciliação realizada diariamente fará com que os saldos estejam sempre em conformidade com os valores reais que a empresa possui e evitarão que decisões sejam tomadas em cima de valores distorcidos da realidade financeira da entidade.
Percebe-se a importância do processo de conciliar as contas bancárias da empresa todos os dias com o máximo de cuidado e atenção possíveis, pois pequenos erros ou distorções podem acarretar grandes prejuízos. Como Fazer Uma Conciliação Na Prática
Vamos tentar explicar da maneira mais objetiva possível como realizar uma conciliação bancária na prática e você poderá ver que não é tão complicado quanto parece, apenas necessita atenção e cuidado.
Antes de começar você precisa identificar o seguinte:
Quantas contas bancárias existem na empresa e qual o nome/título