A vida e obra de aleijadinho
Aluno: Marcelo Dutra Pires
Disciplina: Artes
Curso e Colégio Definição
Índice:
4 – Biografia de Aleijadinho.
5 – Formação.
6 – Doença e morte.
10 – Lista de obras.
12 – Museu do Aleijadinho.
Introdução:
Neste trabalho irei falar sobre a vida de Antônio Francisco Lisboa, escultor, entalhador, desenhista e arquiteto no Brasil colonial. Irei a fundo sobre sua vida, como começou a vida artística quando novo, como surgiu o nome Aleijadinho e o mais importante, irei falar sobre algumas de suas mais importantes obras.
Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Vila Rica, 29 de agosto de 1730 — Vila Rica, 18 de novembro de 1814) foi um importante escultor, entalhador, desenhista e arquiteto no Brasil colonial.
Com um estilo relacionado ao Barroco e especialmente ao Rococó, é considerado o maior expoente da arte colonial em Minas Gerais (comumente chamada Barroco mineiro) e no Brasil colônia em geral. Toda sua obra foi realizada em Minas Gerais, especialmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Congonhas do Campo. Os principais monumentos que contém suas obras são a Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Para vários pesquisadores, Aleijadinho é o maior nome do Barroco latinoamericano.
Muitas dúvidas cercam a vida de Antônio Francisco Lisboa. Praticamente todos os dados sobre sua vida são derivados de uma biografia escrita em 1858 pelo jurista Rodrigo José Ferreira Bretas, 44 anos após a morte do Aleijadinho, baseando-se em documentos e depoimentos de pessoas que conheceram o artista.
Recibo assinado pelo Aleijadinho quando recebeu o pagamento pela obra dos Profetas. Museu da Inconfidência
O mais importante dos documentos em que se baseou