A vida dos seres
Nessa teoria, admitia-se que cobras, sapos, rãs etc., formavam-se a partir da lama dos rios e lagos, e até receitas para se produzir ratos foram elaboradas. A teoria da abiogênese não resistiu à expansão das pesquisas e rigorosos experimentos feitos por vários pesquisadores, entre eles Redi, Spallanzani e Pasteur, que forneceram evidências incontestáveis de que os seres vivos surgiam a partir de uma vida pré-existente. A teoria de que uma vida surge somente a partir de outra da mesma espécie ficou conhecida como teoria da biogênese, e no presente artigo iremos verificar como foram feitos os experimentos do médico italiano Francesco Redi (1626- 1697), em meados do século XVII.
Quando a Teoria da Abiogênese foi derrubada, cientistas do mundo todo faziam experiências e criavam hipóteses para a origem da vida na Terra. Uma das teorias que ganhou maior destaque e é aceita por muitos estudiosos ainda hoje é a Teoria da Biogênese. Diferente da Abiogênese, essa teoria dizia que os seres vivos se originam de outros seres vivos.
.Apesar dos experimentos de Francesco Redi, a Teoria da Geração Espontânea só deixou de ser aceita quando um outro cientista conseguiu provar a hipótese da Biogênese. As experiências de Louis Pasteur, um estudioso francês, serviram de base para uma série de hipóteses sobre a origem da vida no nosso planeta.
.O experimento mais famoso de Pasteur foi o do “Caldo Nutritivo“. Com o auxílio de dois balões de vidro de pescoço comprido (também conhecidos como “pescoço de cisne”), ele dividiu um caldo nutritivo e depois ferveu