A Vida De La Salle
A Infância:
João Batista de La Salle nasceu em Reims, capital da Champagne, França, no dia 30 de abril de 1651.
João Batista de La Salle era o primogênito de dez filhos de uma família rica, sendo que três faleceram em tenra idade. Seu pai, Luís de La Salle, da classe burguesa, exercia o cargo de conselheiro do Rei Luís XIV. Sua mãe, Nicole moËt de Brouillet, pertencia á nobreza. desse modo, La Salle renunciou a herança da profissaão com que seu pai lhe acenava.
Aos onze anos de idade, La Salle revelou aos seus pais seu desejo de seguir a vocação sacerdotal. O pai, apesar do projeto que imaginara para o filho, que se tornasse herdeiro de sua profissão, um tanto entristecido, porém como homem de fé, apoiou sua escolha.
Juventide:
João Batista de La Salle, formou-se em Filosofia, Reims, em 1668, iniciou, nessa cidade, os estudos de Teologia. O pai, no interesse do aperfeiçoamento de sua formação intelectual, humana e teológica, proporcionou-lhe a continuidade dos estudos teológicos em Paris, na universidade de Soborne e, no intuito de receber formação religiosa, no seminário de São Sulpício.
Tudo transcorria bem com o jovem estudante, sempre interassado em aprofundar reflexões sobre princípios e práticas de uma educação contextualizada. Porém, no dia 19 de julho de 1671, falece inesperadamente sua mãe e, no ano seguinte seu pai. Nessas circuntâncias, como filho primogênito, é incumbido da tutoria de seus irmãos menores. Foi preciso interromper os estudos de Teologia e regressar em Reims. Com 20 anos de idade, mostrou-se um cuidadoso organizador da vida familiar e soube encaminhar a administração dos bens que o pai lhe deixara de herança.
Uma vez resolvidos os problemas familiares e encaminhada a educação de seus irmãos menores, La Salle retornou os estudos teólogicos em Reims, concluindo-os em 1676. É ordenado sacerdote em 9 de abril de 1678. Nesse mesmo ano inicia-se uma série de acontecimentos imprevistos na vida desse Cônego de Reims. Assim já em