A ULTILIZAÇÃO DE UM JOGO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE SELEÇÃO NATURAL
A ULTILIZAÇÃO DE
UM JOGO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE SELEÇÃO NATURAL
Alunos: Felipe Batista da Cunha Luiz Otávio Cortez Pollyana Cristina Alves Cardoso Rodrigo Augusto de Melo
Orientador: Lucas Del Bianco Faria
Lavras
Outubro, 2014
1. INTRODUÇÃO
A educação hoje enfrenta diversos problemas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem. Dentre eles, destaca-se o uso das práticas de ensino tradicionais, em que o conhecimento é frequentemente "passado" para o aluno, sem problematizações ou contextualizações para facilitar o entendimento e criar o interesse. Nesse sentido, segundo Oliveira e Coutinho (2009), o professor deve buscar desenvolver recursos didáticos capazes de instigar o interesse do aluno, contribuindo para a melhoria desse processo. A escola deve oferecer situações que estimulem o aluno a compreender as mensagens que os desafios cotidianos elaboram.
A escola parece oferecer, basicamente, um ensino voltado para a formação de cientistas ou para o treinamento visando o vestibular. Dessa forma, não é difícil entender os motivos que levam a criança e o adolescente ao descaso com a sua educação. A ênfase da escola, nesses aspectos, afasta os alunos, que não sabem, nem têm recursos cognitivos para pensar na escola como algo bom para seu futuro. As crianças vivem o hoje, o agora, o seu momento. (MACEDO, 1993; PETTY e PASSOS, 2005).
Outro problema relacionado ao processo de ensino-aprendizagem tem relação com a formação inicial de professores. Os educadores, atualmente, têm sido formados como pesquisadores que pensam cientificamente e não como profissionais da educação. Nas universidades públicas atualmente, o bacharelado é mais valorizado por sua relação com a formação do pesquisador, havendo então certo descaso com a licenciatura e a formação do professor, refletindo, desse modo, um interesse