A Tuberculose Uma Doen A De Notifica O Compuls Ria E De Investiga O Obrigat Ri1

798 palavras 4 páginas
A tuberculose é uma doença de notificação compulsória e de investigação obrigatória no país. O propósito da vigilância epidemiológica é fornecer informações técnicas de forma permanente para os profissionais de saúde que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis informações atualizadas sobre sua ocorrência, bem como dos fatores que a condicionam, numa área geográfica ou população definida (BRASIL, 2005).

É transmitida de pessoa a pessoa, principalmente através do ar. Quando um doente fala, espirra e, principalmente, tosse, lança no ar gotículas de tamanhos variados, contendo no seu interior o bacilo. As gotículas mais pesadas depositam-se rapidamente no solo, enquanto que as mais leves podem permanecer em suspensão por diversas horas. Somente os núcleos secos das gotículas (núcleo de Wells), com diâmetro de até 5µ e com um a dois bacilos em suspensão, podem atingir os bronquíolos e alvéolos e aí iniciar sua multiplicação. Em sua maioria, as gotículas médias são retidas pela mucosa do trato respiratório superior e removidas dos brônquios através do mecanismo mucociliar. Os bacilos assim removidos são deglutidos, inativados pelo suco gástrico e eliminados nas fezes. Os bacilos que se depositam nas roupas, lençóis, copos e outros objetos dificilmente se dispersarão em aerossóis e, por isso, não desempenham papel importante na transmissão da doença (BRASIL, 2005).

4.3 Tuberculose em trabalhadores de saúde
É de consenso entre os profissionais que trabalham com prevenção ocupacional da tuberculose que a principal medida para seu controle é o diagnóstico precoce, para o posterior tratamento adequado. Em outros tempos os portadores da doença eram confinados e afastados do convívio social; a partir da descoberta do tratamento eficaz contra a tuberculose, foi permitido aos pacientes retornar a este convívio em menor tempo, pois o tratamento, que antes era de um ano ou mais, hoje

Relacionados