A Terra Nosso Lar
O clima do sudeste é descontrolado. Somente nessa região, podem ser notados os climas tropical, tropical de altitude, subtropical e litorâneo úmido. O clima tropical está presente nas baixadas litorâneas do Rio de Janeiro, norte de Minas Gerais, oeste paulista e no litoral do Espírito Santo. É caracterizado por ter altas temperaturas, chuva no verão e seca no inverno. O estado de Minas Gerais ainda tem o clima semiárido (clima mais quente e seco, o que leva a uma seca que varia em tempo próximo de cinco meses todos os anos). O clima tropical de altitude tem temperaturas mais frescas, mas está presente apenas em regiões mais altas do relevo.
Já o subtropical, presente no sul do estado de São Paulo, é marcado por ter uma boa distribuição de chuvas e por grandes amplitudes térmicas (grande variação de temperatura).
Média anual de temperatura: 22ºC
Temperatura máxima recorde: 43,2ºC no RJ em 1984
Temperatura mínima recorde: 6ºC
Efeito Estufa
O que é?
Efeito Estufa é um fenômeno natural que ajuda a manter a Terra aquecida. Entretanto, com a intervenção do homem sobre a natureza, esse fenômeno está aumentando e deixando o nosso planeta cada vez mais quente.
Por que é considerado um problema ambiental?
Esse fenômeno é considerado um problema ambiental porque com a destruição da camada de ozônio por gases poluidores, o efeito estufa está ficando muito mais forte e aumentando cada vez mais as temperaturas na Terra. Se a camada de ozônio continuar diminuindo e o efeito estufa continuar aumentando, no futuro a Terra ficará muito quente.
Poluentes:
O principal poluente que causa o efeito estufa é o gás carbônico (CO2). Porém, existem outros gases que também possuem uma grande influência, como o óxido nitroso (N2O), e o metano (CH4). Os gases do efeito estufa surgem, principalmente, das atividades humanas, como a produção industrial, a queima de árvores, fumaças de automóveis e outros equipamentos que utilizam a queima