A Terapia Familiar Estrat Gica Tem Por Objetivo Ser Uma Terapia Para Resolu O Dos Problemas
FACULDADE DE PSICOLOGIA
Aluna: Izabela Prates
Relatório
Trabalho apresentado à disciplina de Teoria sistêmica, sob a orientação da Professora: Patrícia Eliane de Melo, no 10º período de Psicologia.
Betim 2013 A terapia familiar estratégica tem por objetivo ser uma terapia para resolução dos problemas, onde vai trabalhar com o sujeito algo que está confuso, errado ou seja algo dele que esta incomodando, qual ele precisa de ajuda para resolver. Porem a teoria estava sofrendo alguns criticas, pois o sujeito estava tendo um resultado do atendimento sem a suas colaborações.
Mas a terapia estratégica vem para poder ajudar, foram estudos que apontaram que os membros das famílias estavam frequentemente repetindo seus problemas por situações mal resolvidas, as diretrizes terapeutas vão direcionar cada forma especifica que a família tem para produzir mudanças necessárias.
A teoria da comunicação é desenvolvida por Bateson, no seu estudo evoluiu em três modelos diferentes, terapia do M.R.I., terapia estratégica de Haley e Madames e modelo sistêmico de Milão. Sendo assim a terapia estratégica tem a influencia dos estudos Milton Erickson (famoso hipnoterapeuta) ele a firma que o sujeito pode mudar de repente, dependendo como foram as experiências com a hipnose, ele também transforma a terapia estratégica em uma terapia breve. Quando se trata da família a terapia tem com objetivo preservar a família e padroniza as mensagem ditas a elas. Nessa terapia estratégica vão ser analisadas as falas dos familiares, as regras e o comportamento. Avaliam-se também os feedbacks familiares que investem na homeostase da família, e rejeitem a mudança, e os que favorecem a transformação. O objetivo é focar as interações que perpetuam a dificuldade que podem ser modificados, em vez de se aprofundar nas causas subjacentes, as quais, segundo a visão estratégica, nem sempre são visíveis á mudança. Haley foca o olhar na