A teoria política de Monique Wittig revisitada
3580 palavras
15 páginas
A TEORIA POLÍTICA DE MONIQUE WITTIG REVISITADARESUMO
Situado no campo dos estudos de gênero e sexualidade, construído sob a égide as teorias feministas, nosso propósito neste estudo é examinar a teoria política de Monique Wittig (1935-2003), lésbica ativista, que fez da lesbianidade o tema central dos seus escritos. Ressaltando o contexto acadêmico em que emerge a teoria analisada, o texto apresenta dois ensaios da autora e aponta para a lesbianização da ciência como um ato político de questionamento do saber instituído.
Palavras-chave. Moniqui Wittig (1935-2003) – Teoria Política. Lésbica. Lesbianidade.
1. INTRODUÇÃo
Nascida na França, em 1935, Monique Wittig protagonizou a efervescência intelectual, cultural e política das décadas de 1970/1980 na Europa e nos Estados Unidos. Professora universitária, escritora e ativista do Movimento de Libertação das Mulheres do seu país, rejeitou a ordem da ciência moderna, tomando uma nova perspectiva de análise da realidade, sobretudo da opressão das mulheres: o ponto de vista das lésbicas, compreendidas por Wittig como não mulheres.
Radical, polêmica, Wittig tornou-se uma das principais referências dos estudos lésbicos, como também dos estudos feministas. Sua teoria política de Wittig, apreendida como um conjunto de discursos, foi produzida entre 1976 e 1990. No total, são nove ensaios: La categoría de sexo (1976); El pensamiento heterosexual (1978); No se nasce mujer (1981); El punto de vista: ¿universal o particular? (1982); A propósito del contrato social (1989); El Caballo de Troya (1984); El lugar de la acción (1984); La marca del Género (1985); Homo Sum (1990). As datas de produção desses textos diferem das suas datas de publicação. Com exceção do ensaio El punto de vista: ¿universal ou particular?, publicado como introdução do livro intitulado La pasión, de Barnes, e de El lugar de la acción, publicado na revista francesa Diagrafe, os demais textos citados foram originalmente publicados na revista