A tegetória do serviço social no brasil
1556 palavras
7 páginas
IntroduçãoO presente trabalho tem como objetivo apresentar de maneira sucinta uma resenha critica do texto , A trajetória do serviço Social no Brasil, da autora Raquel Raichelis.
O trabalho trás um breve histórico sobre a trajetória e busca pela construção de conhecimentos na área do Serviço Social.
Compreender as mudanças que vieram ocorrendo nas relações sociais e na profissão, no seu significado social remete a compreensão de que nas ultimas décadas, o Serviço Social vem passando por um processo de renovação, nesta luta por uma intervenção profissional que rompe de vez com o conservadorismo profissional, e consiga realmente passar uma imagem socialmente de comprometimento com a classe trabalhadora.
Desenvolvimento
Para entendermos melhor sobre a trajetória do Serviço Social no Brasil, é interessante mergulharmos a fundo esmiuçando o pensamento da autora Raquel Raichelis, a quem estabelece valores históricos da profissão do Serviço Social, fundamentada no Brasil
O serviço Social passou a existir a partir da igreja católica, com as Damas de Caridade que auxiliavam os pobres a acreditar que a situação de pobreza era culpa do modo de viver e de ser de seus sujeitos e bastava uma simples ajuda inicial e alguns conselhos para que encontrassem os rumos dos benefícios do capitalismo. Como o pobre “sempre tem muitos filhos” era necessário também pensar na família, daí surge o trabalho com as famílias, com as crianças e adolescentes.
E passam a intervir politicamente a favor da classe operária e os desenvolvimentos dos centros urbanos após a intensificação do processo industrial, e a incansável luta pelos seus direitos.
Surge de uma necessidade tipicamente capitalista e trás como objetivo norteador intervir nos conflitos das classes sociais, como um mecanismo de manutenção da ordem burguesa constituída.
No Brasil, a história da criação do Serviço Social, está vinculada ao pensamento católico, inspirado numa prática humanitária