A sociologia no brasil
Início do século 20:
No início do sec. XX a sociedade foi influenciada por teorias Marxistas. [Teorias Marxistas – realizar um complexo exercício de reflexão sobre as relações humanas e as instituições que regulavam as sociedades. Alegar que o materialismo dialético seria uma das molas propulsoras fundamentais que alimentam as transformações históricas.] Isso ocorreu num momento em que os olhares estavam para os problemas do subdesenvolvimento no continente, desenvolvendo importantes reflexões.
A sociologia teve início no Brasil entre 1920 e 1930, estudiosos nesta área começaram a realizar pesquisas para entender a sociedade brasileira, desde a época da escravidão e abolição, e estudos sobre os negros, índios e a entrada e saída dos mesmos em nosso país (processo de colonização).
1940 e 1950
Os temas estudados foram relacionados a trabalho, como o salário e sua jornada, e comunidades rurais.
1960 A Sociologia passou a se preocupar com o processo de industrialização do país, nas questões de reforma agrária e movimentos sociais na cidade e no campo.
1964 a 1985 O estudo e trabalho dos sociólogos voltou-se para os problemas socioeconômicos e políticos brasileiros, pela tensão e preocupação de se viver em uma ditadura militar, neste período a Sociologia foi banida do ensino secundarista.
1980 A Sociologia voltou a ser disciplina no ensino médio, também nesse período ocorreu à profissionalização da Sociologia no Brasil.
1985
Preocuparam-se com a economia, política e mudanças sociais com a instalação da nova república, diversificaram horizontes e aumentaram seus estudos, voltaram-se para o estudo da mulher, trabalhador rural e outros assuntos sociais.
2009
No ano de 2009, a sociologia tornou-se uma disciplina obrigatória na grade curricular dos anos do ensino médio no Brasil. Com o objetivo a desnaturalização das concepções ou explicações dos acontecimentos sociais, notar mudanças