A selva de pedras também tem serpentes
Curso de Administração
Andrea Felicio Mendes
Atividade Supervisionada:
“A Selva de Pedras também tem serpentes”
Disciplina: Psicologia e Comportamento Organizacional
Professora: Lygia
Rio de Janeiro
2013
a ) Uma organização é um conjunto de pessoas que atuam juntas em uma divisão de trabalho para atingir um propósito comum, como no texto onde o Leão é visto como o líder, o gestor da organização, ele sabe que as pessoas são a alma da organização e sabe que é preciso ouvi-las para manter uma organização harmoniosa. As formigas são vistas como os operários, o último nível da hierarquia de uma organização, onde só trabalham e possuem pouco poder de voz. A cobra é vista como uma ameaça, ela quer desestabilizar a organização a qualquer custo, onde nas organizações, ela é vista como um concorrente, alguém que não quer deixar a empresa ir para frente, diz para o Leão que o macaco quer roubar o lugar dele, reclama das pobres formigas operárias e nunca elogia, são as pessoas altamente negativas que devem ser afastadas da organização.
b) As organizações possuem Diversidade que é a existência de uma variedade de pessoas com diferentes características que constituem a força de trabalho de uma organização. Uma organização não teria sucesso sem essa variedade de pessoas, porque afinal as pessoas são consideradas a alma das organizações, sem elas não há organização, cada pessoa com sua personalidade e sentimentos que dão vida e vigor à organização.
c) O Leão. Ele assume o papel de chefe da organização, o gestor, quem vai auxiliar os demais e se preocupar com o bem estar das pessoas e da organização, ele vai aproveitar as oportunidades e eliminar as ameaças. Numa organização o líder não precisa ser aquele com maior experiência, ou mais estudos em seu currículo, o líder é aquele que consegue enxergar as qualidades de cada pessoa, e