A Segurança do Trabalho
O estudo das doenças ocupacionais, que são causadas pela exposição contínua a agentes nocivos no ambiente de trabalho que podem ser físicos (ruído, vibração, etc.), químicos (poeiras metálicas, gases e vapores) e biológicos (vírus, bactérias, fungos). Neste campo, as doenças são causadas a longo prazo, e cabe ao responsável reduzir os agentes ou eliminá-los.
Os riscos de acidentes tem como preocupação, o risco iminente de vida, pela presença de explosivos, inflamáveis, eletricidade, quedas de grandes alturas, quedas de cargas suspensas sobre o trabalhador, máquinas cortantes, enfim, todo tipo de risco que possa causar lesão leve, grave, ou até mesmo a morte do trabalhador.
Para o tratamento dos riscos ambientais, a higiene ocupacional é a ciência que estuda os agentes nocivos e a forma de controlar estes riscos. Para a prevenção de riscos, existem diversas ferramentas, como HAZOP, APR, Árvore de falhas, entre outras.
Deve-se investir em Segurança, porque um trabalhador doente ou acidentado é um custo maior, quem paga os benefícios é a previdência e esta exige melhores condições de trabalho com as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Preservar a vida e a saúde do trabalhador gera mais produtividade para a empresa e satisfação do trabalhador.