A segurança do equipamento de segurança ferramentas para teste funcional do blow out preventer
CURSO DE engenharia de PRODUÇÃO COM ÊNFASE EM ENGENHARIA DE INSTALAÇÕES NO MAR
Por
BERNARDO DE SOUZA FAIDEL e CAROLA NÉto
A SEGURANÇA DO EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA
FERRAMENTAs para teste funcional DO Blow out preventer
Macaé-RJ
Junho/2013
1 INTRODUÇÃO
A perfuração de um poço de petróleo é uma operação complexa e exposta a muitos riscos. Uma falha humana e/ou de uma ferramenta pode(m) levar a um acidente de grandes proporções, causando destruição da ferramenta, a perda do poço, sérios danos ao meio-ambiente e até mesmo acidentando pessoas.
O desenvolvimento de técnicas, equipamentos e ferramentas tem a finalidade de aumentar a segurança nas operações e diminuir o custo de perfuração de um poço (reduzir o tempo de operação).
Os reservatórios situados em profundidades menores estão se esgotando, o esperado é que se encontre reservas de petróleo em lâmina d’água cada vez mais profundas e poços mais profundos, impondo assim um grande desafio para a comunidade técnica nacional e internacional. O grande salto tecnológico é tornar viável técnica e economicamente a exploração desses reservatórios, bem como reduzir os riscos envolvidos nessas explorações.
O Sistema Submarino de Produção é composto por conjuntos de equipamentos e ferramentas e esses tem funções específicas para satisfazer o desenvolvimento desses reservatórios e campos de petróleo que são produzidos através do sistema submarino de produção. O objetivo deste material é evidenciar que a ferramenta de prevenção, Blow Out Preventer, deve ser infalível, portanto deve ser devidamente testada periodicamente, não podendo estar sujeita a nenhum tipo de falha na instalação de equipamentos de segurança e proteção de equipamentos na perfuração do reservatório. Nas operações existentes na perfuração de um poço de petróleo, diferentes ferramentas são utilizadas, e nesta monografia também apresentaremos as ferramentas utilizadas no teste do Blow Out Preventer