A segunda guerra mundial
A Segunda Guerra Mundial marca a história moderna em decorrer de seus conflitos políticos e disputas entre potências mundiais. A sua ocorrência está interligada com a Primeira Guerra Mundial, que não trouxe a esperada paz definitiva e, além disso, as disputas imperialistas não haviam sido resolvidas.
Vários fatores influenciaram o conflito que iniciou na Europa e espalhou-se para outros continentes, como a África e a Ásia. Assim, um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com objetivos expansionistas e militaristas. Surgia, na Alemanha, o nazismo liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão desrespeitando o Tratado de Versalhes e também reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial. Na Itália ficava mais forte o Fascismo, liderado por Mussolini. Enquanto na Ásia, o Japão também pretendia expandir seus domínios para territórios vizinhos. Estes três países, com objetivos comuns, uniram-se e formaram-se o Eixo, com fortes características militares.
Porém, a Guerra iniciou-se somente em 1939, quando o exército Alemão invadiu a Polônia, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha e assim formaram-se dois grupos: os Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
O desenrolar da Guerra foi marcado por muitos fatos importantes. Os Estados Unidos iniciou na Guerra a partir que o Japão atacou a base militar norte-americana de Pearl Harbor e o Brasil também esteve ao lado dos Aliados enviando para a Itália soldados brasileiros. Em um período de 1939-1941, foi marcado por vitórias do Eixo, lideradas por forças armadas da Alemanha que conquistou a Polônia, Ucrânia, Noruega, África, etc. Porém, em um período de 1941-1945, foi marcado pela vitória dos Aliados, que ficaram forte a partir da entrada dos EUA. O desfecho da Guerra foi em 1945 com a rendição do Eixo, marcado pelo ataque dos EUA