A saude na biblia
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) a saúde é definida pelo seguinte conceito: “saúde é o estado de mais completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de enfermidade”.
O relato bíblico deve ser levado em consideração pela comunidade científica, pois mesmo não sendo reconhecido como dado científico, alguns fatores são relevantes. Entre eles, o fato de ser um livro que tem comprovação histórica, arqueológica e até mesmo não contrariando os aspectos e descobertas científicas, significando que a Bíblia também possui comprovação científica. Na realidade, não é a ciência que comprova os fatos bíblicos, mas a Bíblia comprova as descobertas científicas. E se tratando de saúde é interessante este fato descrito na bíblia sobre saneamento básico.
O texto encontra-se no livro de Deuteronômio e de acordo com o Novo Comentário da Bíblia, 3ª ed. São Paulo, Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 1995. O livro tem como autor Moisés e como datas prováveis de sua escrita, sugerem-se duas: 1400 A.C. (Garstang) e 1280 A.C. (Albright).
“porém, quando a tarde começar a declinar, banhar-se-á em água; e, depois do sol posto, entrará para dentro do acampamento. Terás também um lugar fora do acampamento, e a este lugar sairás. Entre as tuas mãos terás uma pá; quando te assentares lá fora, com ela cavarás e, virando-te, cobrirás o teu excremento, porque Jeová teu Deus anda no meio do teu acampamento, para te livrar, e para te entregar a ti os teus inimigos. Portanto, o teu acampamento será santo, para que ele não veja em ti coisa indecente, e se aparte de ti.” Grifo meu - (Dt 23.11-14, Almeida, Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), São Paulo, SP, 1993.).
Sendo escrito entre 1400 a 1280 a.C, é um dado interessante, pois nesta época as pessoas não tinham noção exata da importância da higiene e do saneamento básico. Mas é somente por volta do 4° e 3° séculos a.C. que algumas medidas sanitárias passam a ser oficialmente