A sabedoria não convencional da empresa familiar
Uma sabedoria não convencional. É isso que funciona para os gestores de empresas familiares, segundo um dos maiores especialistas mundiais do assunto, o professor John Ward. Apesar de inúmeras limitações, as empresas familiares tem uma longevidade maior que as não-familiares, elas possuem forças peculiares, mas nem sempre tem consciência dessa força. Ward sita características definidoras desse tipo de organização: orientação para o pensamento de longo prazo, crescimento como resultado e não como meta, ênfase na continuidade e nas reputações pessoais.
- A Family Business Network relata que 95% das empresas familiares não sobrevivem a terceira geração, para Ward não é bem assim, ele diz que quatro quintos das empresas familiares não sobrevivam até chegar ao meio século, por enfrentarem desafios muito especiais que tornaram a continuidade e a sobrevivência difíceis, assim mesmo tais empresas sobrevivem mais tempo que as empresas não-familiares.
Problemas: 1º grande problema é a freqüente incapacidade dos fundadores de planejar a continuidade e, enquanto ainda vivos e ativos, ceder o controle de forma cordata e eficaz para a próxima geração; 2º é que a próxima geração não apresentara empreendedores tão motivados ou brilhantes quanto aos fundadores. Embora isso nem sempre aconteça, filhos e filhas de empreendedores muitas vezes se tornam excelentes lideres; 3º conflito familiar, rivalidade. Porem as empresas familiares tendem a evitar o conflito. As diferenças podem gerar diversidade de potencial, de perspectiva e de criatividade aos negócios;4º crescimento familiar até a terceira geração. O fato de serem os netos do fundador não significa que tenha paixão pelo negocio, nem que queiram essa herança.
- As empresas familiares também encaram os mesmos desafios enfrentados por qualquer outra empresa. Isso pode ser agravado pelo foco em um único negocio, que reduz a capacidade de redefinir estratégia empresarial para