A Riquesa do homem
História da Riqueza do Homem
O Camponês Rompe as Amarras
Modifica-se a Situação do Camponês, que Começas a Ser Dono da Terra. Novo Regime de Trabalho. As Revoltas Camponesas.
Uma das modificações mais importantes foi à nova posição do camponês.
Enquanto a sociedade feudal permanecia estática, com relação entre o senhor e servo fixada pela tradição, foi praticamente impossível ao camponês melhorar sua condição. Estava preso a uma camisa- de- força econômica. Mas o crescimento do comercio, a introdução de uma economia monetária, o crescimento das cidades proporcionara-lhe meios para romper os laços que os prendiam tão forte.
Quando surgem as cidades e os habitantes ligados ao comercio e a indústria, passam a obter necessidades dos produtos do campo como suprimento e alimentos surge, portanto, uma divisão do trabalho entre a cidade e campo.
Houve duas formas. Uma é o desenvolvimento intensivo que significa obter maiores resultados da mesma terra, com maiores plantações, melhores métodos agrícolas, um trabalho mais intensivo e mais cientifico. A outra é pela extensão da cultura, simplesmente abrir novas terras.
‘’O pobre e o camponês são oprimidos pela avareza e rapina dos poderosos, e arrastado a tribunais injustos. Muitos forçados a venderem seus patrimônio e migrarem para terras distantes. ‘’
O Estado Unidos os pioneiro tinham acesso a quase todo continente ao passo que onde o camponês oprimido da Europa poderia encontrar terra? França cultivava apenas metade, Alemanha um terço, Inglaterra um quinto. O restante era um desafio apenas floresta e pântanos e terreno inapropriados.
Dessa forma, a Europa teve sua ‘’ marcha para o oeste ‘’ cinco séculos antes da marcha Americana. Quando os pioneiros nos Estados Unidos quebravam seus machados nas arvores no oeste norte- americano, século XVII e XIX, os sons eram ecos.
Durante anos o camponês se havia resignado à sua sorte infeliz. Aprendendo que o reino de Deus só seria seu se cumprisse com