A Revolução dos bichos
O livro "A Revolução dos Bichos" narra a história de uma revolução organizada e executada pelos animais da fictícia Granja do Solar que, orientados por porcos (em especial o porco Bola-de-Neve e posteriormente Napoleão), se rebelaram contra o dono da granja em busca de melhores condições de trabalho e de vida. Afirmavam ainda que para alcançarem o devido reconhecimento de seus esforços, os animais deveriam governar a si próprios sem a interferência de qualquer ser humano.
O desejo de revolução começa quando o porco Major, ao juntar todos os animais da granja, revela um sonho no qual os animais viviam livres, sem a influência e as ordens humanas. Inspirados pelo sonho e pela canção "Bichos da Inglaterra" entoada por ele, os bichos secretamente passam a planejar a emboscada que os levaria a total independência e controle da granja. Após o sucesso da revolução, os porcos, que haviam desenvolvido as habilidades de ler e escrever, pintaram na parede do celeiro os Sete Mandamentos fundamentais (base do Animalismo instaurado por Bola-de-Neve) que deveriam ser seguidos por todos os animais com a finalidade de estabelecer a ordem e a harmonia da granja.
A princípio os bichos conseguiram manter a paz e a igualdade, sempre sob liderança do porco Bola-de-Neve e de Napoleão, até então seu assistente. Movido pela ambição, Napoleão arma uma emboscada e acaba expulsando Bola-de-Neve da granja, se tornando o novo líder. Sob seu comando e influenciados por sua lábia, os animais acabam se guiando pelas novas ordens pois acreditavam que tudo era feito para o bem-estar de todos os moradores.
Com o passar dos anos, Napoleão começa a se mostrar um líder autoritário e, através de mudanças feitas por ele próprio, os Sete Mandamentos instaurados por Bola-de-Neve deixam de ser um símbolo do Animalismo e passam apenas a afirmar a superioridade dos porcos, que acabam usando desses