biologia
Eutanásia é uma forma de apressar a morte de uma pessoa que tem uma doença incurável ou está em estado terminal, sem que essa pessoa esteja sofrendo. A ação é praticada por um médico com o consentimento do doente ou de sua família.
A Eutanásia é um assunto muito discutido, porque como a maioria dos assuntos, tem pessoas que são contra e outras que são a favor, é difícil dizer qual desses lados está correto, pois pra poder jugar algo dessa importância, temos que passar por isso, jugar só ao ver o sofrimento de outras pessoas é fácil, difícil é ver alguém de sua família sofrendo e ter que decidir entre deixar a pessoa com vida e sofrendo até o dia de sua morte, ou apressar essa morte e não deixar a pessoa sofrer.
No Brasil a Eutanásia é considerada ilegal assim como em Portugal.
A Eutanásia pode ser dividida em dois grupos: ``a Eutanásia ativa´´ e a ``Eutanásia passiva´´.
A Eutanásia ativa, conta com várias ações que tem como objetivo por fim na vida sem sofrimento.
A Eutanásia passiva, por sua vez, não provoca diretamente a morte, é interrompida todos os cuidados médicos e farmacológicos, e assim com o passar do tempo e sem tratamento médico e sem remédios o doente falece.
Existe diferenças entre a Eutanásia e o Suicídio assistido, pois no Suicídio assistido é uma terceira pessoa que executa, e na Eutanásia é o próprio doente que provoca a sua morte, mesmo que ele precise da ajuda de terceiras pessoas para isso.
2.Distanásia
Distanásia é uma forma de prolongar a vida de modo artificial, sem perspectiva de cura ou melhora, ou seja é a agonia prolongada é a morte com sofrimento físico ou psicológico do indivíduo lucido.
A Distanásia pode abranger três aspectos principais: o pessoal, o familiar e o social.
No aspecto pessoal o indivíduo doente, que teve seu processo de morte prolongado em vista de uma possibilidade idealizada de cura, aos poucos passa a depender completamente do processo tecnológico que o mantém e a prorrogação