a responsabilidade socio ambiental na industria quimica
Introdução:
O presente estudo realizado através de pesquisas em livros, artigos e sites da internet; pretende fazer uma reflexão sobre a responsabilidade ambiental da indústria química, na qual se inseriu a função social, destacando que o cumprimento dessa responsabilidade possa necessariamente ser pela melhoria contínua do desempenho ambiental da empresa e sua maior integração com as partes interessadas e a comunidade vizinha, visando o benefício de todos na sociedade.
A indústria química é o terceiro maior setor industrial brasileiro e que está entre os dez maiores no cenário mundial, encontrando-se em franco desenvolvimento econômico e tecnológico. No entanto, faz-se necessário compreender a articulação entre o seu crescimento econômico e o desenvolvimento social que propicia.
As empresas industriais estão cada vez mais adotando um modelo administrativo que dá ênfase ao conceito de responsabilidade social, procurando estreitar o relacionamento com as partes interessadas, preservar o meio ambiente e adicionar valor a comunidade.
Nas últimas décadas o mercado competitivo vem fazendo com que as empresas se preocupem com os impactos ambientais causados por más atividades. E os consumidores passaram a exigir além do preço e qualidade o cumprimento destas questões.
Algumas empresas por falta de conscientização ou fiscalização por partes do órgãos competentes poluem nos rios e esgotos com dejetos e resíduos químicos prejudicando a população das proximidades.
Quando uma indústria de grande porte se estabelece em determinado local ela deve se enquadrar aos padrões exigidos daquela região, tentando modificar o mínimo possível o cotidiano da população.
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão acerca do posicionamento da indústria química em função da variável ambiental, no cenário das transformações ocorridas nos sistemas de gestão ambiental. Pretende-se , com isso, avaliar a