A RELEVÂNCIA DO AMBIENTE SÓCIO/CULTURAL NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA:
UM ESTUDO DE CASO
Vanusa Maria da Fonseca Silva1
Ms Beatriz Borges Pereira Reis2
RESUMO
O presente artigo relata o estudo de caso de uma criança com queixa de aprendizagem escolar. Tem como objetivo principal analisar a relevância do ambiente sócio/cultural durante o desenvolvimento e aprendizagem da criança. O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa de observação in lócus, realizada durante o estágio de atendimento Psicopedagógico. Com a finalidade de fornecer um diagnóstico sobre esta questão, utilizaram-se as análises e observações feitas nas sessões de atendimento para obter os resultados desejados. Para realização dessa pesquisa utilizou-se o enfoque de autores que abordam sobre a respectiva temática.
Palavras-chave: Aluno; Ambiente sócio/cultural; Aprendizagem; Psicopedagogia.
1. Introdução
Desde que o homem existe, sempre viveu em coletividade, e a partir dessa convivência, ensina e aprende. Desta forma, percebe-se que a vida do ser humano é constituída por momentos de diversos tipos de aprendizagens com determinadas finalidades e especificidades, conforme o interesse pessoal e particular de cada um.
Considerando que as instituições escolares possuem fortes vínculos com o conhecimento e são as responsáveis por grande parte da formação do ser humano, não se pode descartar a influência do ambiente sócio/cultural durante a aprendizagem da criança.
É importante ressaltar que, o aprendizado não acontece somente nos espaços formais, a criança constrói seu conhecimento em diferentes ambientes sociais e culturais. Principalmente no meio em que ela esta inserida. A família, por exemplo, exerce um papel importante no que se refere à educação e aprendizagem, porque ela é o primeiro vínculo estabelecido com criança. Concomitantemente, a criança aos poucos é inserida no meio