A RELAÇÃO ENTRE A ADMINISTRAÇÃO E A ANTROPOLOGIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PROFESSORA: MARLENE CASTRO OSSAMI DE MOURA
ALUNA: LUDMILA DE OLIVEIRA LUCIANO
ANTROPOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
A RELAÇÃO ENTRE ADMISTRAÇÃO E ANTROPOLOGIA
A administração e a antropologia têm preocupações teóricas muito distintas. A administração é uma disciplina essencialmente prática, e seus temas de análise são, em sua maioria, relacionados a variáveis encontradas dentro de organizações e que influenciam seus objetivos e resultados. Uma dessas variáveis, como pesquisadores destacam cada vez mais, é a cultura organizacional. Assim, o conceito tende a ser analisado dentro da administração como um fator substantivo, cujas características que têm influência no desenvolvimento da organização devem ser controladas ou manipuladas para a maximização do sucesso do modelo administrativo.
A antropologia, diferentemente da administração, estuda a cultura sem a preocupação de chegar a ferramentas para a intervenção ou o controle. A disciplina, como definiram seus mestres, tem como objetivo principal a transformação da experiência de seus pesquisadores em sabedoria por meio de uma dupla tarefa: a transformação do exótico em familiar e a do familiar em exótico.
A utilização do método etnográfico em pesquisas sobre cultura organizacional, em uma abordagem interpretativa, oferece-nos a possibilidade de analisar as relações sociais dentro de uma organização a partir de uma abordagem microscópica. Trata-se de, ao querermos conhecer a realidade sociocultural e o universo simbólico de uma organização, distanciarmo-nos da abordagem macroscópica, típica da administração, para outra que nos possibilite conhecer mais profundamente as estruturas culturais dessa organização ou de parte dela.
Dessa maneira, a interpretação das estruturas simbólicas e do fluxo da ação social no contexto organizacional, em suas características mais singulares em relação ao ambiente externo e ao grupo, permitirá uma