A rede social
1) Quais os fatores que podem ser identificados no filme como diferencial no processo decisório para o crescimento de uma organização?
O longa metragem tem como plano de fundo a Universidade de Harvard, onde os protagonistas são estudantes universitários que se juntam para colocar uma ideia em prática, e no decorrer do processo se deparam com situações que envolvem decisões estratégias, administrativas, baseadas em comportamentos e princípios éticos, culminando em um enredo cheio de disputas, envolvendo colaboradores internos e externos, inclusive processos por roubo de propriedade intelectual.
A princípio, a inovação e a busca pela melhoria constante foram fatores que contribuíram para que o produto idealizado tomasse forma e fosse aceito pelo público-alvo. A dedicação, alinhada ao conhecimento técnico do personagem principal Mark Zuckerberg ao novo projeto, mostrados logo no início do filme, enquanto o resto da universidade curtia festas regadas a álcool, drogas e sexo, foram primordiais para o surgimento de uma idéia inovadora que se tornou hoje uma organização bilionária, é claro, que não se está discutindo aqui valores e princípios éticos de Mark com objetivo de que sua empresa crescesse.
Outro momento primordial para o crescimento do negócio, se deu com a entrada do personagem Sean Parker, um dos criados do Napster, que convence Mark que é possível ganhar dinheiro com o site e iniciam uma parceria. A partir daí, o negócio foi impulsionado, pois ambos procuraram mais investidores visando melhorar o produto e atingir novos mercados.
2) Quais as vantagens e desvantagens encontradas no filme de acordo com as decisões tomadas? O que pode ser utilizado como exemplo dentro de uma organização?
A ambição e a ganância de Mark, fez com que ele aperfeiçoasse seu negócio, e consequentemente prosperasse, mesmo que fosse necessário passar por cima de seus parceiros e amigos que se dedicaram no início do projeto. Denúncias de