A reação da população brasileira frente a implementação de medidas políticas durante a copa do mundo 2014
Gestão de Emergências e Desastres
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica
CLAUDETE GOULART DE SOUZA PEREIRA
A REAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA FRENTE A IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS POLÍTICAS DURANTE A COPA DO MUNDO 2014
HORTOLÂNDIA-SP
2012
A Reação da População Brasileira Frente a Implementação de Medidas Políticas Durante a Copa do Mundo 2014”
A Copa do mundo de Futebol 2014, evento de âmbito mundial, que o Brasil sediará em 2014 e que para tanto vem se preparando , em várias frentes seja na infraestrutura, no turismo, na mobilidade, saúde, finanças e nas áreas de segurança. Como um evento esportivo atinge tantas áreas?Trata-se de um evento de grande abrangência e estará instalado em 12 cidades brasileiras atingindo assim o país de norte a sul . E como a população brasileira reage diante dessas mudanças e das medidas políticas implantadas relativas ao evento Copa 2014?
Com evidente preocupação. Tomemos como exemplo as famílias moradoras nas proximidades do Aeroporto Internacional Viracopos em Campinas. Viveram momentos de preocupação e incertezas quanto as medidas relativas ao seu destino, preocuparam-se também com a flora a fauna, o destino das nascentes e o impacto social das famílias dos trabalhadores das fazendas que seriam desativadas e que estariam ficando sem o emprego e o sustento para suas famílias.
Foram feitos estudos de impacto, e medidas foram tomadas para a desapropriação das terras. As famílias no entorno do aeroporto atingindo 12 bairros foram atendidas em planos habitacionais do município de Campinas. Em esforço conjunto ou seja a INFRAERO, o governo estadual, e o governo municipal tem levado a efeito as medidas políticas para a concretização da ampliação do Aeroporto Internacional Viracopos. Assim o aeroporto Internacional de Viracopos atualmente um aeroporto de cargas tornar-se-á um dos maiores aeroportos de passageiros do Brasil, adequado aos moldes e exigências do padrão da Copa