A quimica organica na industria farmaceutica.
A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA ORGÂNICA
NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
2013
UNIVERSIDADE PAULISTA
A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA ORGÂNICA NA
INDÙSTRIA FARMACÊUTICA
Trabalho apresentado para avaliação da disciplina Atividades Práticas Supervisionadas.
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A Química Orgânica estuda os compostos que possuem carbono. Atualmente aproximadamente dez milhões são os compostos existentes, mas cerca de nove milhões são de compostos orgânicos.
Uma molécula orgânica complexa pode quebrar, pois seus átomos adquirem novas disposições, por um grande número de processos. Há também outros métodos para adicionarem a essa molécula mais átomos ou substituir seus átomos por outros átomos. A Química Orgânica resume-se em identificar essas reações, como elas se realizam e as suas possíveis aplicações na síntese de compostos.
A Química Orgânica é em resumo a química da vida. Até certo período da história acreditava-se que substâncias orgânicas só podiam ser sintetizadas por organismos vivos, mas isso mudou, pois o homem conseguiu sintetizá-las em laboratório.
Tudo que é vida é composto por átomos de carbono, o que dá característica à Química Orgânica. Assim o estudo dela é crucial na medicina, por exemplo, levando em conta que medicamentos são todos baseados em substâncias orgânicas que reagem em nosso organismo.
Os compostos orgânicos integram diversos materiais, tais como combustíveis, polímeros, pesticidas, herbicidas, fertilizantes, detergentes, aditivos alimentares, cosméticos, perfumes e medicamentos.
É bem difícil imaginar, porque a Química Orgânica está inserida na nossa vida de uma forma muito natural, e às vezes nem percebemos, e é fato que o mundo não funcionaria se não fosse ela.
A ORIGEM DA QUÍMICA MEDICINAL NOS FÁRMACOS.
Desde tempos imemoriais a humanidade aprendeu a utilizar as propriedades biológicas de
substâncias