A psicanálise
Preparação Prévia | Psicologia I | Profª. Karol
D.A. | 3RIN | 203XXX
- Capítulo 5 – Psicologias
A PSICANÁLISE
“Constituíram a base principal da compreensão das neuroses e impuseram uma modificação do trabalho terapêutico. Seu objetivo (...) era descobrir as repressões e suprimi-las...”. A psicanálise é uma ciência criada for Sigmund Freud que estuda o inconsciente. O objetivo da psicanálise é localizar o significado inconsciente das ações, palavras, dos sonhos, dos delírios e das fantasias de uma determinada pessoa. Esta ciência é um conglomerado de teorias psicológicas, ela acredita e fundamenta sua teoria em: em processos psíquicos inconscientes, complexo de Édipo, consideração da sexualidade e doutrina da resistência / recalcamento. Freud foi o primeiro a nos fornecer um quadro claro da grande importância que tem, para nossa vida e desenvolvimento psíquicos e sexuais, a relação com outras pessoas.
A primeira delas é naturalmente, a relação da criança com os pais, relação esta que, a princípio, na maior parte dos casos se restringe principalmente à mãe ou à sua substituta. Um pouco mais tarde surge a relação com os irmãos, ou outros companheiros próximos, e o pai.
Freud assinalou que as pessoas às quais a criança se apega em seus primeiros anos ocupam uma posição central em sua vida psíquica que é singular no que concerne a sua influência. Isto é exato, quer o apego da criança a essas pessoas seja por laços de amor, de ódio, ou ambos, sendo o último caso o mais comum.
Nos estágios iniciais da vida, a criança não percebe os objetos como tais e só gradativamente, ao longo dos primeiros meses de seu desenvolvimento, aprende a distinguir sua própria pessoa dos objetos. Também entre os objetos mais importantes da infância, se incluem as várias partes do próprio corpo da criança, isto é, seus dedos, artelhos e boca. Todos eles são importantes