A primeira guerra mundial
Países envolvidos
Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Áustria, Rússia e no final teve a entrada dos EUA. Isso sem citar os países que sofreram as invasões dessas grandes potencia que de qualquer forma estiveram envolvidos.
Motivo do conflito
O principal motivo para o início da Primeira Guerra Mundial foi a rivalidade entre as nações imperialistas.
Ganhadores e perdedores
Ganhadores:
Inglaterra, França, Rússia e USA (Tríplice Entente)
Perdedores:
Alemanha, Áustria/Hungria e Itália(Tríplice Coroa).
Remodelamento geográfico mundial
Após a Primeira Guerra Mundial desapareceram os três impérios europeus: o alemão, o austro-húngaro e o russo, que dividiam entre si o território polaco. A Polônia conquista a sua independência após 123 anos de dominação, sendo o seu território redefinido. A Alemanha perde a Alsácia e a Lorena para a França. A Renânia é desmilitarizada e o Sarre, passa a ser governado, por um período de 15 anos, pela Sociedade das Nações, sendo as suas minas de carvão cedidas à França. Na Europa Central surgem os novos estados da Checoslováquia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Estônia e Iugoslávia, tendo-se redesenhado o mapa da Áustria e da Hungria.
O Império Turco-Otomano chega ao fim, substituído pela República da Turquia.
Ano do acontecimento
O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). As investigações levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia.
Em 3 de Novembro de 1918 a Áustria assina o armistício.
Fim da Primeira Grande Guerra.
Punições
Assinado em 28 de junho de 1919, o Tratado de Versalhes foi um acordo de paz assinado pelos países europeus, após