A PRESENÇA DAS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS UTILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DO FILME CINE HOLLIUDY
1852 palavras
8 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁCENTRO DE HUMANIDADES – CURSO DE LETRAS
DISCIPLINA: Projeto Especial IV
DOCENTE: Gislene Carvalho
Aluna: Maria Vilene F Oliveira
A PRESENÇA DAS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS UTILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DO FILME CINE HOLLIUDY
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento das expressões idiomáticas, utilizadas no filme cine hollyude. Para tanto assistimos o filme na integra e foi realizada a seleção das expressões idiomáticas encontradas nas cenas do filme. A partir da seleção fizemos a análise dessas expressões buscando entender o uso de recursos próprios da linguagem falada na modalidade audiovisual.
Este artigo discute aspectos teóricos relacionados á cultura nordestina e uma carga cultural compartilhada, o que dar suporte a analise realizada. Como resultado observamos no filme cine holliude que varias situações comunicativas dependem de um conhecimento cultural para serem compreendidas que, quando os diálogos são traduzidos muitas vezes não são compreendidos mesmo por pessoas que fala a língua portuguesa, devido ao regionalismo cearense empregado nas falas do filme.
Fundamentação Teórica
Regionalismo e cultura
O regionalismo retrata as particularidades de uma região, apresentando aspectos culturais e linguísticos desse espaço. Segundo Albuquerque Júnior (2009), o regionalismo reflete as diferentes formas de se perceber e representar o espaço nas diversas áreas do país. A fala é um instrumento de identificação regional do indivíduo, pois através dela é possível identificar a sua origem.
Para Laraia (2004), a Comunicação é um processo cultural, mais explicitamente, a linguagem humana é um produto da cultura, mas não existiria cultura se o homem não tivesse a possibilidade de desenvolver um sistema articulado de comunicação oral. (LARAIA, 2004, p. 52).
A comunicação oral identifica a origem do indivíduo, e junto com as expressões e costumes expressam os traços culturais da sua comunidade. No Brasil, por