A Pratica Da Percussao Lilia Nevels
2619 palavras
11 páginas
1A PRÁTICA DA PERCUSSÃO EM CONJUNTO NA ESCOLA ESTADUAL JUSCELINO
KUBITSCHEK DE UBERLÂNDIA-MG: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lilia Neves Gonçalves
José Aparecido da Silva Costa
Mirtes Júlia de Sousa Ferreira
Severino Ramos de Lima
Romes Faustino de Medeiros Júnior lilianeves@demac.ufu.br gonzaleznybg@hotmail.com mirtes@gmail.com severosom@yahoo.com.br romesfm@hotmail.com Universidade Federal de Uberlândia/UFU
Comunicação – Relato de Experiência
1 - Introdução
Em um momento em que se anuncia a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas brasileiras, esse relato de experiência apresenta uma possibilidade de ensino de música. Tem como objetivo apresentar um trabalho que vem sendo realizado na Escola
Estadual JK (Juscelino Kubitschek) por um grupo de alunos/estagiários da disciplina Prática de Ensino 3, do Curso de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia, ministrada pela professora Lilia Neves Gonçalves. Um trabalho que tem como foco a prática musical através da percussão em conjunto.
A proposta foi apresentada pelo estagiário José Aparecido da Silva Costa, que estudou na Escola JK quando criança, no segundo semestre de 2007, mas a partir do primeiro semestre de 2008 passou a ser um projeto de outros alunos/estagiários percussionistas. Se no início tinha-se como objetivo proporcionar uma vivência musical através do contato com instrumentos de percussão construídos a partir de materiais alternativos, no primeiro semestre de 2008, a Escola JK adquiriu cerca de 30 instrumentos de percussão, além de dois violões.
Diante da disponibilidade desses instrumentos as aulas passaram a ser elaboradas utilizando esses instrumentos, inclusive, os violões.
2 - Referencial de teórico
2
O ensino da percussão é, sem dúvida, uma importante prática musical que pode ser desenvolvida na escola. Envolvendo muitas habilidades e espírito de grupo, a prática de tocar em conjunto consiste em uma forma de aprendizagem bastante profícua na escola.
Tendo como base a