A Perda da Biodiversidade
Durante as últimas décadas, uma erosão da Biodiversidade foi observada. A maioria dos Biólogos acredita que uma extinção em massa está a caminho. Apesar de divididos a respeito dos números, muitos cientistas acreditam que a taxa de perda de espécies é maior agora do que em qualquer outra época da história da Terra.
Alguns estudos mostram que cerca de 12,5% das espécies de plantas conhecidas estão sob ameaça de extinção. Todo ano, entre 17.000 e 100.000 espécies são varridas de nosso planeta. Alguns dizem que cerca de 20% de todas as espécies viventes poderiam desaparecer em 30 anos. Quase todos dizem que as perdas são devido às actividades humanas, em particular a destruição dos habitats de plantas e animais.
Perda de biodiversidade
O principal impacto da perda da biodiversidade é a extinção das espécies, que são irrecuperáveis.
A interferência desordenada humana no meio ambiente é a grande causadora da perda da biodiversidade mundial. Plantas e animais têm sido exterminados de maneira muito rápida pela acção humana. A taxa de extermínio de espécies ocasionada pelo homem é 50 a 100 vezes superior aos índices de extinção por causa natural.
Veja alguns exemplos da acção do homem e suas consequências na biodiversidade do planeta:
Eliminação ou alteração do habitat pelo homem - é o principal factor da diminuição da biodiversidade. A retirada desordenada da camada de vegetação nativa para construção de casas ou para actividade agropecuária altera o meio ambiente. Em média, 90% das espécies extintas acabaram em consequência da destruição de seu habitat;
Super-exploração comercial - ameaça muitas espécies marinhas e alguns animais terrestres;
Poluição das águas, solo e ar - estressam os ecossistemas e matam os organismos;
Introdução de espécies exóticas - ameaça os locais por predação, competição ou alteração do habitat natural.
Se, de um lado a biodiversidade no planeta ganha com o aumento