projeto de natal
PÚBLICO ALVO: 3º ano.
TEMA: Natal.
OBJETIVOS:
Conhecer espírito de Natal
Desenvolver a linguagem oral
Desenvolver raciocínio e a criatividade
JUSTIFICATIVA: Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção e conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas.
REFERENCIAL TEÓRICO:
O Natal é marcado pelo nascimento de Jesus Cristo, assim adotado pela Igreja Romana para ser designado uma data comemorada e relembrada em vários países. Com passar do tempo o Natal passou a ter simbologias e elementos que antes eram inexistentes.
Muitos símbolos foram acrescidos à festa Natalina ao longo dos anos, tais como: - árvore de natal, Papai Noel, troca de presentes e cartões, presépio, dentre outros. Todos estes símbolos muitas vezes desviam o verdadeiro sentido do Natal e ainda não exacerbados pela cantilena capitalista. Nos grandes shoppings e no comércio em geral abusa-se do chamado “espírito natalino” e pouco se fala do Cristo – suposto aniversariante ( FREITAS, 2007).
Na infância é primordial o uso do lúdico, das brincadeiras e dos faz de conta. Como forma de atrair as crianças para conhecer a história de Natal usa-se como ponto de partida os elementos e símbolos natalinos, principalmente o do Papai Noel. Esse nome (Papai Noel) vem do francês e significa Pai Natal. Embora alguns o consideram uma lenda, afirma-se que ele existiu de verdade, tendo sua origem como um dos descendentes de São Nicolau, que, no quarto século, foi bispo católico de Myra, uma cidade da Ásia Menor, hoje Turquia. Papai Noel, portanto, não era conhecido por este nome, nunca viveu no pólo norte nem vestia roupas vermelhas e botas pretas. Também não andava de trenó nem levava às costas um saco de presentes ( ALMEIDA, 2009, P.38, 39).
A ludicidade, o uso de simbologias não retira o real sentido natalino se conduzido de uma forma