A Pedagógia no Cotidiano da Escola
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS
A Pedagógia no Cotidiano da Escola
Ser professor é uma arte, por isso, não precisamos apenas ser é preciso fazer-se professor. Não sei bem ao certo quando comecei a gostar de ser professora. Conto nos meus memoriais que comecei a ensinar como monitora numa escola multisseriada da Zona Rural. Minhas lembranças são agradáveis, a professora me auxiliava no meu trabalho e foi através dela que adquirir um pouco de experiência em sala de aula, não me lembro, de ter tido nenhum tipo de capacitação para assumir essa função. Com o tempo passei a gostar da turma e da arte de ensinar.
A universidade tem me possibilitado uma aproximação com a sala de aula, tanto nas aulas (teoria) como na escola (prática). Permite-me maiores conhecimentos sobre esse mundo de ensino aprendizagem, que se dá na interação professor/aluno. Desde que iniciei o curso de Licenciatura em Pedagogia para Séries Iniciais UFBA, (Universidade Federal da Bahia) atualmente cursando o quinto ciclo, tenho ampliado o meu conhecimento em relação à sala de aula.
Faço projeto a cada ciclo e aplico em uma escola municipal para comprovar a minha prática em sala de aula. Já fiz projeto de escrita, monitoria, leitura e nesse ciclo estou executando o projeto de Fábulas na Escola Municipal Joana Angélica. Esse projeto tem por objetivo: desenvolver atividades partindo do gênero textual fábula, para que as crianças possam conhecer as características do gênero, compreendendo os textos orais e escritos, interpretando-os corretamente, inferindo as intenções de quem os produz, valorizando a leitura e a escrita como acesso aos mundos criados por elas mesmas. Sendo capaz de recorrer a outros materiais escritos como instrumentos de aprendizagens de leitura, escrita e revisão dos seus próprios textos. Construir textos coesos e coerentes, melhorando suas relações sociais e expressando seus sentimentos e idéias