A origem do universo
1.1.Filosofia: Etimologia do termo
. A palavra filosofia é formada pela junção de dois vocábulos gregos: philo (amor) e sophía (sabedoria). Para os gregos filosofia é amor à sabedoria.
..Philo deriva de philía, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre iguais. Sophía quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophós, sábio. É bom notar que a própria etimologia do termo mostra que a filosofia não é puro logos, pura razão: ela é a procura amorosa da verdade. Filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.
. O filósofo será aquele que é amigo do saber. Filósofo = sophós = sábio.
. Pitágoras de Samos (século VI A. C.) é tido como o inventor da palavra filosofia. “ Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos. Dizia Pitágoras que três tipos de pessoas compareciam aos jogos olímpicos ( a festa pública mais importante da Grécia): as que iam para comerciar durante os jogos, ali estando apenas para satisfazer a própria cobiça, sem se interessar pelas disputas e os torneios; as que iam para competir e brilhar, isto é, os atletas e artistas (pois, durante os jogos também havia competições artísticas de dança, poesia, música, teatro); e as que iam para assistir aos jogos e torneios, para avaliar o desempenho e julgar o valor dos que ali se apresentavam. Esse terceiro tipo de pessoa, dizia Pitágoras, é o Filósofo.
Com isso, Pitágoras queria dizer que o filósofo não é movido por interesses comerciais – não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comprada e vendida no mercado; também não é movido pelo desejo de competir – não é um “atleta intelectual” , não faz das idéias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores ; e, sim, é movido pelo desejo de observar,