A origem da contabilidade
1. Introdução
A história da humanidade é rica em acontecimentos determinantes para a evolução do conhecimento e consequentemente, para o domínio e aperfeiçoamento de técnicas, proporcionando avanços científicos e tecnológicos.
A contabilidade não ficou imune a estes acontecimentos. Ao longo da história, o conhecimento foi aperfeiçoado por diferentes civilizações, assim como também passaram por processos de aperfeiçoamento a divulgação entre os pensadores da época.
Compreende-se que a contabilidade é uma ciência de grande importância para o desenvolvimento da sociedade, pois evolui de acordo com a necessidade humana, de calcular seus bens, e administrar atividades pessoais e governamentais.
2. A Origem e Evolução da Ciência Contábil
A História da Contabilidade originou-se na Antiguidade. Sabe-se que a cerca de 6.000 anos antes da era cristã existiam povos que já utilizavam algumas técnicas, simples, para contabilizar seus bens. Técnicas essas que, ao longo dos anos, se foram aperfeiçoando e especializando. Com o passar do tempo, surgiram divisões, e o senso de propriedade, entre os povos. Assim, cada pessoa criava a sua riqueza individual, que, após a sua morte, seria herdada por seus filhos ou parentes. Foi daí que surgiu o patrimônio – termo até hoje utilizado para quaisquer valores, mesmo os que não foram herdados.
A origem da contabilidade está relacionada à necessidade de registros do comércio, pois à medida que o homem começava a possuir maior quantidade de bens e valores, precisava saber quanto isso poderia render e quais as formas para aumentar a sua situação patrimonial. Como tais informações eram cada vez mais numerosas e de difícil memorização, surgiu a necessidade