A onda
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Graduação em Administração
Resumo do filme “A Onda”
Trabalho referente à disciplina de Seminário de Atualização em Administração
Grupo: Catharine Lins, Gustavo Arruda, Larissa Magalhãe
Recife, 2014
RESUMO DO FILME “A ONDA”
O filme “A Onda” conta a história de Rainer Wegner, um professor de ensino médio, que deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Ele estaria prestes a iniciar um pequeno projeto já tradicional da escola, em que cada professor aborda diferentes formas de governos em suas classes. Tendo a duração de apenas uma semana, a "brincadeira" se finaliza na sexta feira, quando vídeos são feitos, palestras e argumentos são expostos, e o tema é discutido, visando assim ampliar a compreensão dos alunos sobre o assunto em questão. Para Wenger, resta apenas os governos autocratas, como o nazismo e o fascismo. Ele então, meio de supetão, começa a já citada experiência visceral, que termina de forma trágica.
Seus alunos não acreditam que uma ditadura poderia surgir na Alemanha pós guerra, então Rainer começa um experimento para mostrar o quão fácil é manipular as massas. Ele inicia exigindo que todos os alunos se refiram a ele como "Herr Wenger" (Senhor Wenger) e muda as cadeiras de lugar, de modo que todas elas fiquem de frente para ele. Ele também agrupa os alunos de acordo com suas notas, de modo que cada par seja formado por um estudante que possua um histórico de notas ruins e outro com notas boas. O objetivo é que uns aprendam com os outros, tornando-se um só.
Além disso, é também aplicado que todo aluno que quiser fazer alguma colocação deverá se levantar e dar respostas curtas. Rainer também mostra aos alunos como uma marcha com perfeita sincronia rítmica entre os alunos pode fazer com que se sintam parte de uma única entidade, a ponto de incomodar os alunos de anarquismo, que estão na sala embaixo da deles. Rainer então sugere que todos os