A onda
O filme “A Onda” é baseado em uma história real e se passa em uma escola de uma cidade na Alemanha. Logo na primeira cena somos apresentados ao personagem central da história: um jovem professor, motivado, formado em Ciências Políticas e Educação Física, com um casamento saudável e boas relações em seu ambiente de trabalho. O professor é informado pela coordenadora da escola que irá ministrar um curso sobre autocracia aos alunos, e mostra seu descontentamento com a notícia, pois seu desejo era dar o curso sobre anarquia - tema pelo qual tem um interesse pessoal. O projeto, com duração de uma semana, tem a finalidade de mostrar aos alunos as virtudes da democracia.
O professor tinha boas intenções com aquele curso, queria estimular seus alunos, ensiná-los de uma forma interessante, porém escolheu a maneira errada de fazêlo.
Os alunos não tinham direcionamento em suas vidas, ideais pelos quais lutar, e eram carentes de disciplina e autoridade - condições que foram propícias para que o movimento ganhasse proporções exageradas. O sentimento de pertencer a um grupo os faz sentir-se fortes, dando um sentido às suas vidas que não conseguiam sentir antes. As regras do grupo passaram a ultrapassar as leis da vida, como mostra o personagem Tim,que coloca A Onda acima de sua própria vida. O professor não percebe os sinais domomento de parar, torna-se cego, pois fica entusiasmado demais e envaidecido pela repercussão de seu projeto. Ele gosta do alcance que sua influência exerce, como educador, nos alunos, e perde o senso crítico. O filme trata sobre o fenômeno da“psicologia das massas”, e mostra como as pessoas, para poderem se sentir pertencentesa um grupo, tornam-se facilmente influenciadas, chegando a perder a capacidade de pensar por si