A nuvem na garrafa
Objetivo:
Observar os princípios para formação das nuvens.
Procedimentos:
Coloque água no frasco até um quinto de sua altura.
Corte um balão de borracha de modo que você consiga fechar completamente o frasco, mantendo o balão bem esticado. Use o elástico para prender o balão esticado sobre a boca do frasco. Deixe o frasco fechado e parado com a água por uns quinze minutos. Abra o frasco e acenda um palito de fósforo no seu interior, de modo que a fumaça produzida permaneça lá dentro. Agora feche imediatamente o frasco com o balão e prenda-o com o elástico. Force o balão para dentro do frasco com sua mão e segure está posição por alguns segundos. Rapidamente solte o balão e observe o que acontece no interior do frasco. Aperte o balão novamente.
Outra forma de produzir a nuvem:
Uma outra maneira de produzirmos uma nuvem na garrafa é usarmos uma garrafa PET de 2L e uma bomba dessas de encher bolas de futebol. Coloque um pouco de água na garrafa PET, cerca de meio copo. Encaixe o bico da bomba em uma rolha de modo que a ponta atravesse completamente a rolha.
Tome cuidado para que o encaixe fique bem vedado. Encaixe o bico na bomba e a rolha na garrafa PET. Agora bombei ar para dentro da garrafa segurando firmemente na junção entre a garrafa e a rolha para que ela não se solte.
Bombei até sentir que a garrafa está bem dura e que está ficando mais difícil continuar a bombear. Rapidamente solte a rolha da boca da garrafa e observe o seu interior.
Procedimento simplificado:
1) Num béquer colocar água até ficar numa temperatura morna, com uso de um fogareiro;
2) Utilizar uma garrafa pet, devidamente seca nas paredes, inserir água morna no interior da mesma;
3) Acender o fósforo e vedar o recipiente;
4) Abrir o garrafa notará a formação de um pequena nuvem.
Explicação do fenômeno:
Para pensar
Para que acendemos o fósforo dentro do frasco? Você observa alguma coisa se não houver fumaça no frasco? Tente! De onde veio o vapor que condensou?
Por que ao