"A Nova Psicologia de Wundt"
1. No que Wundt se baseou para concluir que uma pessoa não pode se envolver em mais de uma atividade mental ao mesmo tempo?
O que chamou sua atenção fora a diferença havida na medição feita por dois astrônomos (que culminou com a demissão de um deles).
Pensando na dificuldade que o homem teria em poder focar a atenção em dois objetos ao mesmo tempo, construiu um instrumento, ao qual denominou “medidor do pensamento”, que ele o usava para medir o processo mental para perceber os dois estímulos.
Os resultados de suas pesquisas, onde ele próprio era o experienciador, indicaram que levava um oitavo de segundo para se registrar os dois estímulos sequencialmente, o que o levou a escrever que “a consciência retém só um pensamento, uma única percepção. Quando parece que temos diversas percepções simultâneas, somos enganados pela sua rápida sucessão”
2. Defina a Psicologia Cultural de Wundt. Como ela contribuiu para a divisão interna da Psicologia?
Psicologia Cultural porque tratava de várias etapas do desenvolvimento mental humano que se manifestava pela linguagem e em outras áreas humanas, tais como as artes, os mitos, os costumes sociais, a lei e a moral.
Entretanto, ao dizer que alguns processos mais complexos, como a aprendizagem e a memória, entre outros, não podiam ser investigados, recebe críticas de outros pesquisadores, que o contestam e buscam a invalidação de suas conclusões, culminando com a divisão interna da Psicologia.
3. Quais são os elementos da consciência? Qual o papel desses elementos na vida mental?
Para Wundt, os elementos básicos da consciência eram as sensações e os sentimentos.
A sensação surge sempre que um órgão do sentido é estimulado e os impulsos resultantes atingem o cérebro.
O sentimento é o complemento subjetivo da sensação, e a combinação de ambos resulta na qualidade daquele.
4. Aponte a diferença entre a experiência mediata e imediata.
A experiência MEDIATA