A mídia
A mídia sempre existiu, já que o ser humano é naturalmente social e comunicativo. No Brasil ela surge com a chegada da família real ao país, a partir desse momento passamos a ser um mercado publicitário intenso.
Possuindo um papel pedagógico, a mídia tem a função de transmitir informações corretas e seguras, construindo assim uma sociedade próspera e civilizada. A mídia possui um “poder” inspirador e propagador de modelos éticos de comportamento, de apresentação de produtos e serviços, como dirigente de ensino e cultura que possibilita um desenvolvimento para os indivíduos.
Produtores de conteúdo e espectadores. Assim que a mídia se divide de maneira simplista. Os produtores de conteúdo são responsáveis por gerar material para o veículo de comunicação desejado, de maneira a atrair o maior número de público possível. Por exemplo, saber se diferenciar em meio a tantos escritores presentes na Web com técnicas próprias de divulgação do próprio material ou da empresa que está representando. Muitas vezes existem partidos políticos e organizações que influenciam os produtores de conteúdo para que se tenda a temática abordada, a fim de se beneficiarem, corrompendo a mídia.
Os espectadores se tratam de todos os indivíduos que tem acesso e recebem algum tipo de informação por meio de algum meio midiático. Pela falta de senso crítico ou por mera desatenção os espectadores acabam sendo influenciados por informações falsas e tendenciosas, gerando um grave problema para a sociedade.
Esse fato tem-se explicação no estudo do sociólogo francês Pierre Bourdieu acerca da relação de