a mostra poéticas festival salão modos de divulgação em arte
Os bandeirantes foram os exploradores que em nome da coroa adentraram nos sertões em busca de riquezas e escravos na época do Brasil colônia. Vindos principalmente das vilas de São Paulo e de são Vicente. Eles foram usados pelos portugueses com o objetivo de lutar contra indígenas rebeldes e escravos fugitivos. Os bandeirantes foram considerados os verdadeiros “descobridores” do Brasil.
Esses homens que saiam de São Paulo e de São Vicente dirigiam-se para o interior do Brasil seguindo caminho através das florestas e também a caminho dos rios, o rio Tiete foi um dos principais meios de acesso para o interior de São Paulo.
Essas expedições eram chamadas de Entradas ou Bandeiras, Entradas eram expedições oficiais, as Bandeiras eram financiadas por particulares, como comerciantes, donos de minas e senhores de engenho.
As expedições ocorreram do século XVI ao século XVII. A partir do século XVII o interesse dos portugueses passou a ser por ouro e pedras preciosas. Contudo esses homens ficaram historicamente conhecidos como os responsáveis pela conquista de grande parte do território brasileiro. Alguns chegaram ate fora do Brasil em locais como a Bolívia e o Uruguai.
Alguns bandeirantes que fizeram nome neste período foram: Jerônimo Leitão, Nicolau Barreto e Francisco Bueno. E outros foram:
Bartolomeu Bueno (1672-1740) mais conhecido como Anhanguera, foi um dos primeiros bandeirantes paulistas a explorar o Brasil central.
Antônio Raposo Tavares (1598-1658) Responsável pela expansão das fronteiras brasileiras.
Fernão Dias Pais (1608-1681) mais conhecido como o caçador de esmeraldas. Foi descendente dos primeiros povoadores da capitania de São Vicente.
Como conclusão, pode-se dizer que os bandeirantes foram responsáveis pela expansão do território brasileiro, desbravando os sertões além do Tratado de Tordesilhas. Por outro lado, agiram de forma violenta na caça de indígenas e de escravos foragidos, contribuindo para a manutenção do sistema