A Morte No Islam
A morte é uma realidade que ninguém pode escapar ou ficar a salvo dela, é uma transição deste mundo para o mundo pós-terreno. Na visão islâmica o corpo humano foi criado do barro e o espírito e a alma humana foram criados por decisão divina. Por isto, quando o ser humano vem a falecer, ele abandona o corpo neste mundo terrestre e se submete a uma determinação divina. Em função disto, , a religião islâmica considera a morte como uma ponte para passar a uma outra vida, e, esta outra vida, o homem pode construí-la através de suas ações praticadas nesta vida espontaneamente. http://www.ibeipr.com.br/perguntas_ver.php?id_pergunta=27 instituto brasileiro de estudos islâmicos
Os muçulmanos acreditam que a alma é imortal?
Acreditamos que o único ser imortal que existe no universo é Deus Altíssimo, glorificado Seja. Quando criou a alma humana criou-a de sua parte espiritual. A alma foi criada e todas as criaturas criadas por Deus altíssimo são mortais pois, caso contrário, existiria outro ser imortal além de Deus Altíssimo e isso não é compatível com a idéia que Deus Altíssimo É o Único Ser Eterno e Infinito. http://www.ibeipr.com.br/perguntas_ver.php?id_pergunta=24 A VIDA APÓS A MORTE
A Morte
Antes de iniciar a falar da morte propriamente dita, vamos observar o sono que, na verdade, se assemelha demais à morte, tanto que os sábios muçulmanos a chamam de "a morte pequena". Deus diz no Alcorão Sagrado:
"Deus recolhe as almas, no momento da morte e, dos que não morreram, ainda, (recolhe) durante o sono. Ele retém aquelas cujas mortes tem decretadas e deixa em liberdade outras, até um término prefixado. Em verdade, nisto há sinais para os sensatos." (39ª Surata, versículo 42)
Por esse versículo podemos verificar que Deus recolhe as nossas almas durante o sono, retornando-a ao nosso corpo, caso ainda não tenha chegado a hora da nossa morte, fazendo com que reassumamos as nossas funções nesta vida.
Como os Muçulmanos