A moreninha
PARA ENTENDER
A MORENINHA
Publicada originalmente em jornal, sob a forma de folhetim, a obra é considerada o primeiro romance da Literatura brasileira e alcançou de imediato grande popularidade. A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo, foi o primeiro livro da Literatura brasileira a alcançar significativo êxito de público e é um dos marcos do Romantismo no país. Lançado em 1844, é considerado o primeiro romance do Brasil. Um ano antes, Teixeira e Souza havia publicado O Filho do Pescador, apontado como o marco inicial da prosa romântica no país. A obra, entretanto, contava com uma trama pouco articulada e confusa, sem o necessário acabamento formal e a estrutura límpida que fariam o sucesso do romance de Macedo.
PARA LEMBRAR:
A história de amor entre Augusto e Carolina, com todas as suas peripécias, ilusões e final feliz, pode parecer ingênua e superficial nos dias de hoje. É importante perceber, porém, como nesta obra há procedimentos literários que permitiram a Machado de Assis, por exemplo, retratar, décadas depois, a complexidade inesgotável da alma humana.
1. A FORMAÇÃO DE UM PÚBLICO LEITOR Na primeira metade do século XIX, o Brasil passava por um fenômeno cultural que há muito já se observava na Europa: ao mesmo tempo que crescia cada vez mais o número de leitores no país, verificava-se o surgimento de uma vida cultural na Corte brasileira. Esses acontecimentos eram resultado do gradual desenvolvimento das cidades, em especial a do Rio de Janeiro. O processo iniciou-se em 1808, com a vinda de D. João e da Família Real portuguesa ao Brasil, e consolidou-se após a Proclamação da Indepêndencia, em 1822. Como consequência, surgiram na capital do Império vários jornais e eles trouxeram uma novidade que já era sucesso nas grandes cidades europeias: o folhetim.
1.1. DO FOLHETIM AO ROMANCE: SURGE UM GÊNERO LITERÁRIO Todos os dias, os jornais publicavam, em espaços determinados, histórias de leitura rápida e descompromissada, chamadas