a missão
João Batista Vilanova Artigas descendente de italianos e uruguaios nasceu em 23 de Junho de 1915 em Curitiba. Em 1932 ingressou na Escola Federal de Engenharia do Paraná, mas transfere-se para São Paulo no mesmo ano, e passa a estudar na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Estagiou na empresa de Oswaldo Bratke onde desenvolveu o domínio técnico da construção e o rigor no detalhamento do projeto. Conheceu sua companheira quando frequentava um curso de desenho artístico da Escola de Belas-Artes.
No ano de 1938 formou-se engenheiro-arquiteto e começa sua carreira profissional com Duílio Marone, colega da Politécnica, na firma: Artigas e Marona Engenheiros. Neste mesmo período toma contato com a arquitetura de Frank Lloyd Wright, que influenciou durante cerca de três anos, período no qual Artigas projeta as casas como a Bertha Gift (1940), a primeira casa do arquiteto (1942) e a Rio Branco Paranhos (1943).
Em 1940 recebe um convite do professor Anhaia Mello para ser assistente na cadeira de composição geral e estética, da Escola Politécnica. No ano de 1944, rompe a sociedade com Duílio Marone, e decide montar um escritório próprio tendo como parceiro Carlos Cascaldi, calculista que participará e acompanhará Artigas por muitos anos. Ainda nesse mesmo ano conhece o arquiteto Eduardo Kneese de Mello, e juntos mobilizam os principais profissionais da área da época para fundarem o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), entre os profissionais estavam, Oswaldo Bratke, Rino Leve, Roberto Cerqueira César, Abelardo de Sousa e etc. Em 1945 acontece o 1° Congresso Brasileiro de Arquitetos organizado pela Instituição. Em 1948 Artigas e sua mulher tornam membros fundadores do museu MAM/SP. Em junho do mesmo ano foi inaugurada a FAU da Universidade de São Paulo que é localizado no antigo casarão da